terça, 21/11
|Biblioteca Palácio das Galveias
5º Encontro das Organizações da Sociedade Civil para o Patrocínio Comunitário
No encontro pretendemos reunir profissionais que trabalham no acolhimento e integração de refugiados para participarem ativamente no desenho e desenvolvimento da estratégia de patrocínio comunitário em Portugal. Após 4 encontros extremamente produtivos e animados, focamo-nos agora na participação.
Horário e local
21/11/2023, 10:00 – 13:00
Biblioteca Palácio das Galveias, Campo Pequeno, 1049-046 Lisboa
Sobre o evento
Neste 5º Encontro das Organizações iremos continuar a desenvolver conjuntamente com as organizações a primeira estratégia de patrocínio comunitário de refugiados em Portugal. Desta vez, centraremos o trabalho nas estratégias para uma participação significativa dos refugiados. Contamos com a presença de peritos em participação que irão falar do seu trabalho, das suas experiências e de boas práticas. Depois, através de dinâmicas participativas iremos explorar ideias e propostas para a inclusão dos refugiados no desenho e no desenvolvimento de iniciativas e políticas que lhes dizem respeito. Partilharemos abordagens e lições aprendidas e revisitaremos o trabalho feito nos encontros anteriores. Neste 5º Encontro, pretendemos celebrar o mote "Nada sobre nós, sem nós".
Sobre o Patrocíno Comunitário:
O número de pessoas forçadas a deslocar-se atingiu um novo recorde de 103 milhões em todo o mundo. O patrocínio comunitário de refugiados é uma solução sólida e duradoura para a crise humanitária que vivemos, estando estabelecido como a forma mais holística e sustentável de acolher e integrar refugiados, com benefícios para todos os envolvidos, contribuindo para uma inclusão mais eficiente e comunidades mais unidas e resilientes.
O CPR, através da ComUnidade, pretende desenvolver e apoiar a implementação desta estratégia em Portugal. O patrocínio comunitário segue uma abordagem whole-of-society, com as contribuições e o compromisso da sociedade civil, promovendo parcerias entre um vasto leque de entidades para um impacto colectivo. A natureza do patrocínio comunitário exige colaboração e cooperação entre os vários setores, assim como com as comunidades locais, que podem melhor entender e colmatar os desafios da inclusão de refugiados. Assim, gostaríamos de contar com a participação e colaboração de tod@s na continuação deste percurso de construção do primeiro programa de patrocínio comunitário de refugiados em Portugal.